“Cuidado com o andor, porque o santo é de barro”
O dito popular é perfeito quando se trata dos cuidados que precisamos ter com as nossas peças de cerâmica.
A cerâmica é especial. Costumo dizer que ela propõe uma experiência! Deixa a comida mais bonita e bem apresentada, além de permitir momentos ainda mais prazerosos com pessoas queridas.
E para ter mais momentos assim, recomendo alguns cuidados.
Como lavar? As peças podem ser lavadas normalmente com água, sabão/detergente (de sua preferência) e uma esponja macia (use o lado amarelo). Ao enxaguar, cuidado para não escorregar de suas mãos. Depois, deixe secando no escorredor ou segue com pano.
Você também pode usar a lava-louças!
Ao guardar, se for fazer pilhas com os pratos, verifique se o peso está bem distribuído. E caso julgue necessário, coloque um pano ou um pedaço de papel entre elas, para evitar qualquer arranhão.
As peças podem ser levadas ao forno, micro-ondas, geladeira e congelador!
Não indico que a peça tenha contato direto com o fogo do fogão, pois a chama direta pode provocar rachaduras! Nesse caso específico, coloque uma chapa sobre a boca.
Após aquecida tenha cuidado para não queimar suas mãos. A cerâmica mantém o calor por mais tempo quando comparado às outras peças.
Se você adiquiriu a boleira, deve ter um cuidado a mais. Nela usamos uma cola apropriada para unir duas parte já prontas: um prato e uma base. Assim, essa peça não pode receber o calor de forno e micro-ondas, pois pode descolar.
A ceramista Flávia Guimarães tem seu Atelier em Belo Horizonte - MG desde 2004. Ela cria peças autorais e exclusivas de cerâmica de alta temperatura. A produção é artesanal e todo o processo de modelagem, queima e esmaltação, proporciona qualidade e exclusividade. Aqui você pode selecionar as peças e montar uma linda mesa!